O Dia dos Namorados ou Valentine’s Day!

Olá a todos!! E hoje vamos falar sobre o Dia dos Namorados.

O amor está no ar! Chegamos a época do ano quando os casais trocam juras de amor e presentes. E nós, do Coffee and Clover, não poderíamos ficar de fora em uma data tão romântica e comemorativa para quem tem um amor ao lado, e para quem não tem, não precisa ficar tristinho. Sua hora ainda vai chegar. (É o que espero para mim cof cof cof)

Para isso, iremos explicar como é o dia dos namorados em alguns países asiáticos e por que as datas são diferentes. Para começar irei explicar por que nosso dia dos namorados e tão diferente dos outros países em relação a data. 



Então vamos lá!

Ah o Valentine’s Day, comemorado no dia 12 de junho no Brasil e dia 14 de fevereiro em outros países do mundo, é a data conhecida no mundo todo como “o dia mais romântico do mundo”.

Mas por que nosso país é o “do contra” nessa data? Bem ela coincide com a véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, entretanto o motivo real para nossa data ser diferente de outros países, não tem nem um pouco haver com o significado religioso e sim comercial.


O fato que a data do nosso país ser diferente foi para melhorar o resultado das vendas do mês de junho, que sempre eram muito fracas nessa época do ano e ela ter se coincidido próximo a data de Santo Antônio foi apenas uma jogada de marketing pelo criador da data.  

O verdadeiro dia dos namorados foi celebrado no século 5 no dia 14 de fevereiro pelo papa Gelasio, em homenagem a um mártir que tinha esse nome.


Segundo a história São Valentim era um padre de Roma que foi condenado a pena de morte. Como conta a história, o Imperador Romano Claudio II baniu o casamento naquele século por acreditar que homens casados se tornavam péssimos soldados. Sua ideia era que soldados solteiros e sem responsabilidade familiar, poderiam se concentrar melhor no exército.

Valentim, porém, defendeu que o casamento era parte do plano de Deus e dava sentindo ao mundo. Por isso passou a celebrar casamentos em segredo.


Quando o imperador descobriu, ele foi preso e sentenciado a morte.

Mas, durante o tempo que ficou preso, o padre se apaixonou pela filha de um carcereiro. No dia da sua sentença de morte, ele enviou uma carta de amor a jovem assinando “Do seu Valentim” – onde foi a origem da troca de cartões e presentes para a pessoa amada no dia 14 de fevereiro.


Desde então o dia 14 de fevereiro, o dia da morte do padre, é considerado o dia dos namorados e celebrado no mundo todo. Alguns países asiáticos acabaram por ter essa data em seu calendário não por motivos religiosos e sim por celebrar o amor, até por que a religião católica não é muito popular nesses países.

Muitos apenas aderiram a data por costumes ocidentais movidos pelo grande turismo, outros apenas por simbolismo. De qualquer forma, a celebração para os países asiáticos e importante e levada muito a sério.


Agora irei mostrar a diferença dessas datas no Japão, China, Coreia do Sul e Tailândia.


Valentine’s Day Japão:

Comemorado no dia 14 de fevereiro, Valentine’s Day é uma data muito esperada para muitas jovens, já que nessa data, apenas as mulheres dão presentes. Essa entrega de presente não se restringe apenas para os namorados, mas também amigos, familiares, colegas de trabalho.

Os presentes costuma ser, na maioria, chocolates. A entrega de chocolate é tão comum, que existe diferentes tipos de chocolate para o tipo de pessoa que vai ser presenteada.


Os tipos são:

  • Giri Choco: chamados de chocolate obrigatório, dado normalmente para chefes, colegas de classe, colegas de trabalho...
  • Honmei Choco: é o chocolate dado apenas para o amor verdadeiro. As mulheres entregam esse chocolate para homens pelo qual estão apaixonadas, também usado para se declarar.
  • Family Choco: dado a familiares.
  • Tomo Choco: Chocolate dado a amigos.
  • Gyaku Choco: chocolate reverso, um costume recente em que o homem dá o chocolate para a mulher.


WHITE DAY:

Um mês depois o dia dos namorados, na mesma data, e a data onde os homens retribuem os presentes que receberam das mulheres.

Assim como no Valentine’s Day, o mais comum é presentear com chocolates. Os tipos também são os mesmos do dia dos namorados.


Uma curiosidade sobre essa data e a existência de um habito chamado “Sanbai gaeshi, algo como “ Triplo Retorno”. É um tipo de protocolo social que diz que o homem deve dar um presente que custe o triplo do que ele recebeu no dia dos namorados.

Pode parecer estranho, mas esse costume é bastante serio no Japão e não o cumprir pode parecer bastante deselegante.


Qixi China:

Diferente do Brasil e do Japão, o dia dos namorados na China é comemorado em 13 de agosto, pois assim como os principais feriados e celebrações chinesa, o Qixi também segue o calendário lunar.

Os chineses celebram essa data com forma de expressar sua devoção ao amor e para superar todos os tipos de dificuldade na vida.


Diferente da maioria dos países, o dia dos namorados não é para troca de presente entre casais apaixonados, apesar de existir uma influência ocidental presente em algumas celebrações chinesas.

Em vez disso, as moças seguem diferentes rituais como colocar uma agulha na agua, caso a agulha não afunde, a moça é considerada inteligente para conseguir um marido.


E isso ainda é algo de extrema importância na cultura da China, uma mulher que não se casou até seus 25 anos é considerada velha e, inclusive, sofre certo tipo de preconceito entre seu grupo social. (Nessas horas que agradeço por não ser chinesa)

Mas, apesar de toda a lenda que existe (sim eles levam a sério as lendas de amor perpetuo e tradição), a comemoração da data hoje pelos jovens chineses e um pouco parecida com a ocidental. Jantar à luz de velas, flores e chocolates.


E apesar da data ser dia 13 de agosto em seu calendário lunar, por influência dos países ocidentais, a China também passa a celebrar o Valentine’s Day no dia 14 de fevereiro, ou seja, eles têm duas datas para comemorar o amor (haja amor).

Assim como o Japão, essa data e levada muito a sério.


Valentine’s Day Coreia do Sul:

Diferente de seus vizinhos, a Coreia do Sul comemora o dia dos namorados no dia 14 de cada mês.

Sim, isso mesmo, a cada dia 14 de cada mês, os coreanos comemoram os “12 dias de amor” durante cada ano.

Cada dia 14 possui um nome:

14 de janeiro: Presente de velas
14 de fevereiro: Dia dos Namorados
14 de março: White Day
14 de abril: Black Day
14 de maio: Presente de Rosas
14 de junho: Dia do beijo
14 de julho: Presente de algo de prata
14 de agosto: Dia de dar algo verde
14 de setembro: Dia da musica
14 de outubro: Dia de presentear com vinho
14 de novembro: Dia de assistir ou presentear com um filme
14 de dezembro: Dia do abraço

Apesar dessa enorme celebração anual, oficialmente os principais dias comemorativos para a data são: 14 de fevereiro, 14 e março e 14 de abril.


A coreia segue o mesmo costume do Japão sobre a comemoração dos dias dos namoros, no dia 14 de fevereiro, as mulheres presenteiam o namorado ou amigos que possuem algum afeto romântico ou amigável. Nesta data, é comum as garotas darem chocolates, muitas vezes feitos por elas, para dar ao homem por quem elas possuem um sentimento amoroso, para mostrar a ele o quanto especial e único ele é.

Continuando o mesmo costume, no White Day, os garotos retribuem os presentes com doces para demostrar a afeição com doçura.


Mas a coreia também tem uma data para comemorar aqueles que não receberam nada. Esse dia, 14 de abril, é celebrado por solteiros que se reúnem com outros solteiros que também não receberam nada, para comer JaJangMyon, um macarrão com pasta de soja.


Wan Valentine Tailândia:

 Assim como a maioria dos países asiáticos, o dia dos namorados não é uma data nativa do país, mas o povo tailandês adquiriu a data e a transformou de uma maneira grande. O dia dos namorados tailandês é mais parecido com o nosso, isso é por causa do grande número de turista que visitam o pais.

E possível detectar os primeiros sinais do dia dos namorados na Tailândia alguns dias antes da data. Próximo ao dia 14 de fevereiro, as ruas ficam tomadas por anúncios e promoções, os ambientes são decorados com corações vermelhos, flores e velas.


Durante o dia dos namorados, as pessoas vão os templos fazerem ofertas para amor e boa sorte. O santuário de Trimurti, localizado em Banguecoque, é um lugar especialmente popular entre o povo tailandês que fazem seus votos oferecendo rosas.

As pessoas fazem os tradicionais jantares, trocas de presentes e festas. O casamento nessa data e muito comum, tanto para o povo nativo quanto para turistas, e alguns casamentos são animados demais e se tornam grandes eventos, como fugir de piratas sanguinários.


Isso tudo é porque o dia dos namorados, dia 14/02, é também o Dia Budista Makha Bucha, onde quase todos os escritórios do governo ficam fechados, somente permanecem abertos os de serviço de casamento, assim, todos os anos muitos casais fazem seus registros de casamentos nesta data.

Além disso a Tailândia tem o costume de fazer essa data como algo grande, sempre tentando fazer ou quebrar algum recorde, como vários casais se abraçando por longas horas ou vários casais se beijando, ou quebrar recordes como vários casais se casando embaixo d’agua.


Assim como Japão e Coreia, a troca de presentes não se estringe somente ao namorado e sim aos amigos que possui algum afeto. E comum a troca de presentes com ursos, flores ou algo que seja caro.  A diferença é que, não é muito comum dar chocolates por causa do intenso calor do país que fazem eles derreterem rapidamente.


Como vimos os dias dos namorados pode ser diferente em vários países, porém é clara que o objetivo é o mesmo: Celebrar o amor.

E bom saber que tal celebração não se estringe somente ao casal e sim a amigos e familiares.
Até por que, amor e para ser celebrado por todos a quem você ama. Então se você está solteiro (como eu cof cof cof) não precisa ficar triste. Você pode celebrar essa data com seus amigos ou com sua família.

O importante é celebrar o amor.


Espero que tenham gostado. Bjs e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário