Curiosidades sobre a Coreia do Sul

Olá!!

Vocês conhecem a Coreia do Sul? Não? Sim? Bem, fizemos esse post para mostrar 15 curiosidades desse país. Algumas boas, outras fofas e outra nem tanto.




Então vamos a lista:

1.    Como muitos sabem dia 14 de fevereiro e o dia dos namorados na Coreia do Sul e em alguns outros países, mas o que muitos não sabem e que o dia 14 é dedicado ao romance, com vários temas variados em cada mês. Por exemplo: dia 14 de maio é o dia da rosa, onde casais se dão rosas. Em junho, tem o dia do Beijo. Em outubro, o Dia do Vinho. Em dezembro é o dia do abraço.

2.     Muito devem saber que a Coreia possui uma admiração pelo coco  e o formato gigante da privada já entrega o tema do museu de Haewoojae, em Suwon. O acervo do museu traz dezenas de vasos sanitários históricos, cocos de metal e estatuas de gente fazendo o número 2. Mas é claro que tudo sem cheiro!

3.    Apesar do que muitos se falam de a população asiática ser muito reprimida quanto ao sexo; o parque Jeju Loveland, que se localiza em Cheju na Coreia do Sul, possui um dos poucos parques temáticos de esculturas eróticas em todo o mundo e é conhecido como um centro de educação sexual para recém-casados. São diversas estatuas para interação e apreciação do público. 

4.    Ao contrário da escrita chinesa (e japonesa, que recebeu forte influência da China), que utiliza ideogramas para representar ideias, a coreana usa símbolos que representam sons. Podemos então dizer, que a escrita sul coreana se parece mais com a portuguesa do que a chinesa. 

5.    Os coreanos apreciam uma bebida doce e leitosa feita a partir da fermentação do arroz chamada Makkoli. Outra bebida bastante apreciada é o Soju, um destilado feito de arroz com variações produzidas com trigo, cevada, batata e batata-doce. Feito com grutas como a framboesa, o Bokbuja é uma espécie de vinho coreano.

6.    Tanto a Coreia do Norte (ocupada pelos soviéticos no final da Segunda Guerra Mundial) quanto a Coreia do Sul (ocupada pelos Estados Unidos e aliados) reivindicaram a soberania sobre toda a Península da Coreia, o que deu origem à Guerra da Coreia, onde mais de 3 milhões de pessoas morreram. Efetivamente, a Guerra da Coreia nunca acabou. Na pratica, ambas Coreias ainda estão em guerra, pois nunca assinaram um tratado de paz. A divisão da Coreia em dois países, separou milhares de famílias. Muitas vezes é mostrado os reencontros de parentes nas redes de televisões, marcados por fortes emoções.

7.    Não se deve nunca assoar o nariz na frente das pessoas quando se está na Coreia do Sul, eles consideram isso como uma grave falta de respeito.

8.    Assim como no Japão, na Coreia do Sul é grosseiro conversar com suas mãos nos bolsos ou para trás, no caso nas costas. Você sempre tem que as manter visíveis aos olhos de quem está conversando.

9.    É errado falar alto nos lugares públicos (metros, ônibus e etc....), e se você fizer isso será chamado a atenção. Os únicos que podem falar alto (e basicamente fazer o que quiserem, sem que ninguém possa falar nada) são os mais velhos, e você não poderá reclamar disso.

10. Sempre que for oferecer alguma coisa a alguém (e vice-versa) você deve usar as duas mãos. Na Coreia é falta de educação oferecer ou pegar algo de alguém com uma mão só.

11.  Se um grupo está jantando, o mais novo (makane) deve servir a bebida para os outros, mas não pode se servir. Nesse caso ele tem que esperar alguém o servir, pois na Coreia não é bom que a pessoa se sirva sozinha.

12.  Na Coreia ainda existe pessoas que são meio fechadas e não gostam que outros países incorporem em sua cultura. Então algumas vezes acontece de você está falando coreano perfeitamente e alguém ficar te corrigindo, só para parecer que você não sabe muito. Mas não são todas as pessoas que fazem isso.

13.  Uma iguaria muito apreciada na Coreia é o Sannakji. É um polvo consumido ainda vivo. Os coreanos recomendam mastiga-lo bastante para que os tentáculos não grudem na boca e não matem a pessoa por asfixia. 

14.  Cerca de 2 milhões de cães são mortos brutalmente por ano na Coreia do Sul. Tudo para manter a indústria da carne de cachorro no país. Os coreanos acreditam que a carne de cachorro e energética e por isso é bom comer.
O governo sul-coreano aceitou as Leis de Proteção Animal, que torna a tortura um crime, mas essas leis nunca foram devidamente aplicadas no país. Enquanto isso as indústrias da carne de cachorro continuam a prosperar e as autoridades são relutantes e indiferentes à sua proibição. Embora veja anúncios nas principais ruas ou mesmo em outros idiomas, cerca de 6 mil restaurantes hoje, servem carne de cachorro.

Apenas durante as Olimpíadas em 1988 e na Copa do Mundo em 2002, restaurantes que serviam carne de cachorro foram obrigados a fechar temporariamente, com medo da mídia internacional presente durante os jogos noticiarem a pratica e o consumo mundo a fora.

15.   A bandeira da Coreia do Sul apresenta no seu centro um círculo dividido em vermelho vivo (em cima) e azul (em baixo) num campo em branco. Tanto o círculo como os quatro desenhos em preto nos cantos são ricos em simbolismo. Representado na bandeira vê-se um círculo dividido em partes iguais e delineado em perfeito equilíbrio, representando o Absoluto, ou a unidade essencial de todo um ser. As divisões representam na parte superior (vermelho) o "Yang" e a inferior (azul) o "Yin" antigo símbolo do universo originário da China. Esses dois opostos expressam o dualismo do cosmo, a eterna dualidade: fogo e água; dia e noite; escuridão e luz; construção e destruição; macho e fêmea; etc. A presença da dualidade dentro do Absoluto indica o paradoxo da vida e a impossibilidade de aprendê-la integralmente. 
As combinações de barras representam os quatro pontos cardeais e os quatro mares que limitam o globo.
As quatro trigramas em cada canto dão a ideia de posição e equilíbrio.
  • ·         As três linhas inteiras representam o céu;
  • ·         As três linhas quebradas do lado oposto representam a terra;
  • ·         Na extremidade inferior esquerda da bandeira, há duas linhas inteiras com uma partida no meio. Isso simboliza o fogo;
  • ·         Do lado contrário o símbolo da água.


Então é isso, espero que tenham gostados das curiosidades. Bjus e até a próxima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário